O Circo da Noite - Erin Morgenstern

em 28 de outubro de 2016

Título: O Circo da Noite
Autora: Erin Morgenstern
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 365
ISBN: 978-85-8057-10-8
Bem vindo a Le Cirque des Rêves

Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um jogo arquitetado por seus temperamentais instrutores. Sem que os competidores saibam, apenas um deles sobreviverá, e o picadeiro é somente o palco para uma memorável batalha de habilidades.
Á medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia alcançam novos e fantásticos níveis. O jogo prossegue e toda a trupe - o excêntrico proprietário, a elusiva contorcionista, a mística vidente e os dois gêmeos ruivos nascidos nos bastidores - é arrebatada por uma onda de feitiços e encantamentos.
Alheios ao terrível desfecho que os aguarda, Celia e Marco encaram tudo não como uma competição, mas como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça no amor. Um amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam.
Mas o show tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos - do extraordinário elenco circense á plateia - está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

Classificação: 5/5 <3

O livro pode ser resumidos em duas palavras: Mágico e Magnífico. Fazia muito tempo que eu não me conectava com um livro, como me conectei com este. Por este e outros motivos se tornou um dos meus livros favoritos.

Para você o que deve ter um circo? Palhaços, pipoca, globo da morte? Esqueça estes elementos. Vem que eu te conto a magia que este circo reserva para você.

Ate hoje não tinha lido nada como o cenário que a autora criou neste livro. É um mundo magnifico e a forma que a autora descreve, faz com que se fosse como se estivéssemos vivendo aquilo.

Tudo tem início em outubro de 1973, em Londres. Onde há Próspero, o Mágico, que é um homem muito conceituado em sua carreira, conhecido como o melhor mágico, porque ele não faz apenas uma ilusão com o público, ele tem magia correndo por entre suas veias realmente.
Nesta data , um conhecido seu, Alexander, aparece e uma grandes discussão entre os dois homens ressurge, resultando em um desafio, onde eles teriam de escolher uma pessoa que os representassem no mesmo.

Cada um defende a mágica de uma maneira. Um defende que a mágica é algo que pode ser aprendido por outro lado, o outro homem defende que só pode executar a mágica se esta nascer com a pessoa. 

Neste meio tempo, Hector (Próspero, o Mágico), descobre que tem uma filha que foi deixada a sua porta com um bilhete, que a mãe não suportava mais a menina, já que a mãe a denominava de 'filha do diabo'. Com isso Hector, coloca sua própria filha, Celia no jogo.
Já Alexander vai a orfanatos atrás de uma pessoa que possa o representar no jogo, Acaba adotando Marco, que fora adotado com menos de 10 anos, e se dedicara incansavelmente aos estudos.
Anos se passam e ambas as crianças, vão evoluindo em seus técnicas, para o tão esperado jogo. Mas eles não sabem nada a respeito disso.

Conforme vão se passando os anos fica claro que o lugar onde eles tem de demonstrar suas habilidades é no Le Cirque des Rêves. Um lugar projetado por algumas pessoas que queriam que as pessoas tivessem um pouquinho de magia, mas o circo superou as expectativas do idealizadores.

O circo chega sem ser anunciado.
Simplesmente está lá, quando ontem não estava.
Um cartaz diz: "Abre ao cair da noite, fecha ao amanhecer".
Entre nas tendas.
Passeie por um exuberante Jardim de Gelo.
Assista maravilhado enquanto uma contorcionista tatuada
dobra-se até caber numa caixa de vidro.
E prepare-se para descobrir a magia que surge das pontas dos dedos
de duas pessoas que se amam e cuja paixão proibida ameaça consumi-los.

O circo por onde passa encantas todas as pessoas, seja estas crianças ou idosos. E por onde passa o circo ganha vários admiradores. Dentre estes admiradores encontra se Bailey, que conheceu o circo quando pequeno e que tivera contato com a gêmea Murray. Anos mais tarde o circo regressa e Bailey tem uma grande amizade com os gêmeos.

Com o passar do tempo quem vão se encontrando com mais frequência são Celia e Marco, que acabam se apaixonando. 

"- Você construiu sonhos para mim [...] E eu construí para você tendas que mal podia visitar. Sempre tive tanto de você a minha volta e nunca fui capaz de dar nada em troca que você pudesse guardar" Pág. 279


O livro não tem como foco apenas Celia e Marco, mas sim todos os que são envolvidos no circo, principalmente os gêmeos Murray e Bailey, que se tornam peças fundamentais na história. No incio eu não entendi o motivo da autora dar tanta importância a estes personagens, o porque dela os destacarem tanto.

Os personagens são bens construídos, mas não gostei do Hector, da maneira que ele ensinou sua filha, foi desumano, que tipo de pai é esse?

Acho que este é o único livro da autora infelizmente :/ Mas é um livro magnífico, todos os elementos descritos em suas páginas, você tem a sensação que se estivesse vendo os na sua frente. Os sabores das comidas também.
Mas a leitura é isso não é? Mágica!

" O circo cintila. Essa é a primeira impressão que Herr Friedrick Thiessen tem de Le Cirque des Rêves, visto a cerca  de um quilômetro de distância e antes de  ele saber o seu nome. Ele caminha pelos campos franceses nessa tarde fria como uma mariposa voando em direção á chama." Pág. 118.

Esses é um daqueles livros que você sempre em promoção por no máximo R$ 9,90, e pensa "vou comprar a capa é bonitinha", esse foi o meu caso, mas que eu me surpreendi pois além de contar com uma capa maravilhosa, conta com uma linda história de amor.
Me emocionei muito com esse livro.




Indico para quem gosta de livros com temática de circo e que goste de fantasia e uma linda história de amor.

"- As pessoas veem aquilo que querem ver. E, na maioria das vezes, o que dizem para elas verem"


16 comentários , comente também!

  1. Oi Aline!
    Eu tinha esse livro, mas desapeguei. Agora fiquei um pouco frustrada por ter feito isso! kkk Adoro quando os autores conseguem nos levar ao livro e não simplesmente nos fazer visualizar. Fiquei bastante curiosa pra conhecer todo encantamento do circo.
    Já não gostei do Hector, pelo tratamento com a filha. Mas quero muito ler o livro agora. kkkk Vou ter que comprar, fazer o quê? rs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que do você ter se desapegado ao livro :/ Ele e um personagem odioso, mas adorei o que aconteceu com ele durante a trama. Compre o novamente sim :)

      Excluir
  2. Oi ALine, tudo bem?
    Acredita que eu tenho um certo preconceito com livros ambientados em circos, não gosto muito de palhaços, mas estou tentando superar esse preconceito. O enredo parece ser sensacional, fiquei bem curiosa para saber como essa disputa será realizada e fiquei ainda mais tranquila em saber que o ponto central está nos mágicos, hehehe. Eu acho totalmente errado duas pessoas decidirem resolver suas diferenças usando crianças, treinando-as de forma desumana como você mencionou em sua resenha, mas ainda assim acredito que a história seja realmente incrível. Já adicionei o livro a minhas leituras futuras, obrigada pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente em saber que a minha resenha tenha levado ao seu interesse em ler o livro Anna :)
      Fica tranquila que não tem palhaço nenhum no livro inteiro, aqui e um circo completamente diferente dos que que você conhece.

      Excluir
  3. Oi Aline.

    Até o momento eu li apenas um livro que contém o cenário em um circo e até gostei do enredo. Quem sabe futuramente eu adquiro o livro e conheço a história inteira, pois a capa é maravilhosa e sua resenha conseguiu chamar atenção para o livro. Dica Anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não e só a capa que é linda Kênia, a diagramação do livro não fica para trás não. Fico contente que a minha resenha tenha atingido o objetivo :)

      Excluir
  4. Olá! Que ótimo que o livro foi realmente mágico pra você, que você se conectou no livro e ele se tornou um de seus favoritos! E que bom que, na história, o circo superou todas as expectativas. Adoro quando isso acontece na leitura. Adorei a capa do livro e também as fotos que você selecionou.

    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Eu não sei o que aconteceu comigo e esse livro. Na primeira vez em que eu o li, menina, eu me apaixonei! Cheguei a sonhar com esse circo incrível, e ficava cada vez mais surpresa e impressionada com as descrições dos ambientes e com os personagens... Mas odiei quando o li pela segunda vez! Não consegui chegar nem na metade, a leitura estava muito arrastada e cansativa *-* A editora caprichou, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OIe. Uma hipótese que pode ter acontecido contigo foi que a narrativa do livro á arrastada mesmo, pq desta maneira o leitor é inserido dentro da história, mas como você já conhecia todo o cenário se torno cansativo.

      Excluir
  6. Ai ai, quando, você Aline, define de cara o livro como mágico e magnífico já me ganhou, hahahaha. Interessante a discussão dos dois amigos, mágica para mim vem com algo fantástico que faz os olhos brilharem e poucos têm este dom.
    Gostei de saber que o foco do livro está em todos os personagens, fato que ao meu ver enriquece muito a obra e demonstra o esmero da autora com a obra no geral e com seus detalhes.
    Anotarei na minha lista, pois amo fantasia.

    Bjo
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo Tania, você tem uma visão ampla da trama. Se joga na leitura é incrível.

      Excluir
  7. Desde que lançou essa obra eu tenho vontade de ler. E realmente sempre está em promo, mas eu nunca compro. :(
    Eu já li diversas resenhas, desde pessoas que gostaram quanto as que não curtiram, então estou muito curiosa para conferir.
    A história deve ser muito bela, e a ambientação por si só é muito interessante, né?
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa, eu nunca tinha lido um livro com esta ambientação, então me surpreendi muito, mas de uma maneira agradável.

      Excluir
  8. Jurava que esse livro fazia parte de uma série, mas por mais que seja apenas único, e deixe esse gostinho de quero mais, afinal, a trama pelo que esta na resenha é tão boa, que deixa essa sensação mesmo. Já tem um tempo que quero ler esse livro, mas sempre acabo deixando para depois, ainda vou ler um dia, pois a história tem tudo para me agradar, é aquele típico livro que vai me envolver muito! Enfim, gostei da sua perspectiva sobre a história de O Circo da Noite.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazia um bom tempo que ele estava aqui enraizado na minha estante, mas decidi ler e adorei, me arrependo de não ter lido antes. Mas ultimamente estou tendo esse sentimento com todos os livros que leio da minha estante, isso que dá comprar muito e ler puco kkkk
      Mas quando puder leia sim :)

      Excluir

Nome:
Blog/Site:



Séries que quero ver em 2021

Olá, meus queridos, tudo bom com vocês? Espero que esteja tudo bem. Primeiro post de 2021 no ar, e quero desejar a todos vocês, um excelente...