Resenha: Extraordinário - R. J. Palacio

em 16 de fevereiro de 2015

ExtraordinárioTítulo: Extraordinário.
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Número de páginas:318
ISBN: 9788580573015

Extraordinário - O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Uma história  a favor da gentileza.

Em Extraordinário,  vamos acompanhar a jornada de um garotinho, que luta para ser normal no mundo dos adultos.
"Acho que é verdade que os semelhantes se procuram" disse minha mamãe. Pág. 214
Auggie tem um gene que causou uma deformidade no rosto, apesar de novo, passou por inúmeras cirurgias plásticas para reconstituir o rosto, mas mesmo depois de todo o esforço,- e sofrimento, realmente você se envolve muito com o menino-,  o seu rosto não se torna 'normal'.
Até os seus dez anos, August (Aggie), tinha aulas particulares em casa, mas quando tem dez anos e esta indo para o quinto ano, sua mãe decide que ele precisa frequentar a escola, já que o seu filho está e tornando uma criança reclusa.
Se desde quando Auggie era uma criança pequena, as pessoas já o olhavam admiradas e em alguns casos até mesmo assustadas, imagine quando ele vai para uma escola onde há crianças acima da faixa etária dos 10 anos? Como será a reação deles.

Todo mundo odeia a escola de vez e quando. Eu odeio as vezes. Odeio as minhas amigas as vezes. é a vida, Auggie. Você quer ser tratado como um garoto normal, não quer? Isso é normal! Todo mundo tem que ir a escola, mesmo que de vez em quando elas tenham dias ruins, ok?! - Pág 121/122
Este livro é uma história de superação.
Eu nunca havia lido um livro narrado por uma criança, pelo menos não que eu me lembre. Mas o fato é que o livro te faz ter uma reflexão mais profunda ainda, por ser narrada por crianças.
O livro não é narrado apenas por um personagem, mas por vários, e todos eles são crianças ou pré-adolescentes. O que é interessante ver uma história pelos olhos de uma criança, é que elas não entendem a gravidade das coisas, e em muitos casos elas dizem a verdade, e não tem noção do que o que elas dizem pode causar.
A narrativa que eu mais gostei é a do Aggie e da sua irmã, Via. O Auggie, porque, entendíamos tudo o que ele passava com aquelas situações, a Via, porque, desde que seu irmãozinho nasceu, a vida da família mudou drasticamente, já que a família não sai muito pois todas as pessoas olhavam para o Auggie como se ele fosse uma espécie de aberração, então a família teve que se abituar a situação. E por mais que ela fosse poucos anos mais velha que o irmão, ela parecia uma adulta, é uma personagem muito bem desenvolvida.








O livro aborda bem o tema do bullyng. Pois, assim que o Auggie vai para a escola, ninguém quer ficar perto dele, até que Summer toma uma atitude.


É uma história lindo sobre amizade, força de vontade e superação.
Recomendado, para todos os públicos. Pois todos nós devemos refletir sobre nossas ações um para com os outros.
Vamos criar uma nova regra de vida... sempre tentar ser um pouco mais gentil que o necessário? Pág. 302.

6 comentários , comente também!

  1. Aiiinnn eu amei esse livro! *-*
    É super fofo, me encantei!!
    Adorei a resenha, parabéns!!

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Aline, tudo bem? Adorei a sua resenha, impossível não amar Extraordinário. É um livro muito lindo! Beijos.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Amo muito esse livro, é um dos melhores que já li. Muito lindo e que história!

    Beijos.
    Literanoni.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Este foi um dos melhores livros que li ano passado. Senti muita sensibilidade nas letras de R. Palacio. Gostaria de ler outros títulos dela, com histórias novas.
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @_alexandremelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre, seja bem vindo ao meu cantinho.
      Também adorei a escrita da autora, ela escreve de uma forma fantástica.Também quero ler mais coisas dela como aquele livro com histórias dos outros amigos do Auggie.
      Volte sempre.
      Bjux ;)

      Excluir

Nome:
Blog/Site:



Séries que quero ver em 2021

Olá, meus queridos, tudo bom com vocês? Espero que esteja tudo bem. Primeiro post de 2021 no ar, e quero desejar a todos vocês, um excelente...