LIVRO FÍSICO X E-BOOK

em 5 de janeiro de 2020


Olá, tudo bom com vocês?
Hoje venho falar de um tema que quem é leitor sabe, em certos momentos se torna meio que polêmico. Há aquelas pessoas que preferem os livros físicos e aquelas que preferem mil vezes os e-books. No meu caso eu uso os dois, e venho falar com vocês aqui hoje a minha experiência de leitura com esses dois formatos.


Eu sempre li livros físicos até uns 4 anos atrás. Desde que entrei no ensino fundamental, ou seja, a partir da quinta série, minha mãe foi me dando os livros clássicos da literatura brasileira, pois ela sabia que em algum momento eu teria que lê-los, acontece que ela me deu quase uns dez livros desta 'coleção', de diversos autores brasileiros. Porém, uma pessoa com seus 11 anos, não entendia muito bem essas obras não é? Então, os livros foram ficando, ficando, até chegar no respectivo ensino médio, onde aí sim, eram leituras obrigatórias.
Então basicamente, minha coleção de livros se iniciou desta maneira, até a sexta série eu gostava de ler, pegava na biblioteca da escola livros juvenis, como Monteiro Lobato e poesias, até que eu parei de ler totalmente. Até que na época dos filmes de crepúsculo fui na biblioteca fazer uma pesquisa e me deparei com os livros dos filmes, peguei um para ler, e para uma pessoa que não lia mais nada, devorei um livros de 400 e poucas páginas em uma semana, e de lá para cá não parei de ler mais.

Como eu gostei do livro que eu li da série, o qual eu li 'Lua Nova', comecei a procurar os demais para comprar e tê-los em casa, e foi assim que comecei a minha coleção de livros, fui comprando os livros aos quais eu já tinha visto os filmes, pois, percebi que os livros eram muito mais ricos em detalhes e que me prendiam mais que os filmes.
Graças a isso, atualmente na minha casa conto com mais de quinhentos e poucos livros em casa, (Obrigada lojas e livrarias online) dos mais diversos gêneros. Quando entrei na faculdade os professores nos mandavam arquivos em pdf para leitura para as aulas, como eu detestava ler assim, eu imprimia e lia, mas esse cenário mudou em 2015.

Em 2015 tive que acompanhar meu pai por conta de um problema de saúde, fomos para outra cidade, onde ficamos quase 30 dias por lá, onde ele ficou internado, passou por cirurgia e recuperação. Como era um hospital, eu não podia fazer uma mala grande, e como tinha tempo vago, entre uma visita e outra do hospital, me rendi aos e-books. Foi nessa época que entrei no site da Amazon, e baixei o App Kindle no meu celular e tive acesso a diversos livros. Ah, o Wattpad, me ajudou também. O Kindle vai ser assunto para um próximo post, e sobre o Wattpad, já comentei sobre ele um pouquinho aqui.
Então, desde 2015 para cá venho intercalando minhas leituras entre livros físicos e e-books. Os e-books para mim nunca irão substituir os livros físicos. Nada substitui a sensação de você ir a uma livraria pegar os livros na mão, sentir seu peso, folheá-lo, sentir aquele cheirinho que só os livros tem. Ultimamente, pelos meus registros de leitura tenho lido mais e-books que livros físicos, por conta da praticidade.
Os livros físicos, querendo ou não dão volume, e pesam. Como passo o dia inteiro na rua, fico na loja, corro no banco, lotéricas, correios, nem sempre dá para carregar um livro na bolsa, mas sempre estou com o celular não é mesmo? Apesar de ter o kindle, não carrego ele para todo lugar, pois muitas vezes não dá. Mas no meu celular eu tenho o App Kindle, onde eu o carrego para todo lugar, e não ocupa lugar, nem pesa muito. Além de que você lendo e-books, você consegue ler muito mais rápido, um livro de duzentas e poucas páginas, você lê em questão de poucas horas, se eu estiver com um tempinho quando eu vou ver já terminei um livro.

O que eu venho dizer hoje aqui para vocês é que eu amo ler tanto nos livros físicos quanto nos e-books, na verdade concilio as duas formas bem bacana, sempre intercalo um e outro, ou como eu leio dois livros ao mesmo tempo, eu intercalo as leituras nos dois formatos.
E você? Prefere ler livros físicos ou e-books? Comenta aí, vou adorar saber a sua opinião! ;)

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário

Nome:
Blog/Site:



Séries que quero ver em 2021

Olá, meus queridos, tudo bom com vocês? Espero que esteja tudo bem. Primeiro post de 2021 no ar, e quero desejar a todos vocês, um excelente...