Resumo: Dom Casmurro - Machado de Assis

em 15 de março de 2014


Bom, já faz um tempinho que eu já li esta obra. Mas vamos lá.
Eu peguei este livro umas três vezes, para eu ler, mas nunca conseguia, achava muito chato o inicio, e outra eu era obrigada, eu sei que não era a única que passou por isso, aposto que muitos já passaram/ passam por isso, leitura forçada.
Até que em um dia, resolvi pega-lo para ler, e agora não sei porque demorei tanto para ler, não achei tão complicado assim. - Tá a primeira vez que eu tentei ler esse livro foi uns cinco anos atrás, logo que eu o ganhei.
Só antes de começar, deixa eu lhes deixar a minha opinião. O protagonista é um bocó, sério ele é muito paranoico, por ser tão paranoico é que acabou sozinho. Só gostei dele até e metade do livro, porque depois é que a besta desanda.
Ok... depois do meu comentário, vamos ao resumo?
Dom Casmurro conta a história do Bentinho, um menino que mesmo antes de vir ao mundo, sua mãe, como tinha problemas para engravidar fez uma promessa a Deus, que se ela conseguisse dar a luz a criança, esta seria destinada a vida religiosa. E assim foi feito.
Desde pequeno, os seus brinquedos, a sua educação, tudo girava em torno da igreja e desde pequeno dizia que iria ser padre.
Junto com ele e sua mãe, morava o agregado José Dias, que tinha feito um favor ao pai do menino, que morreu, e como recompensa o pai do garoto deixou-o morando na casa.
Bentinho sendo filho único, não tinha muitos amigos, mas ele tinha uma melhor amiga, a Capitu, eles passavam muito tempo juntos.
Passaram- se anos, e chegou a hora do Bentinho ir para o seminário, para entregar sua vida ao sacerdócio. Mas adivinha? Pois, é, ele não estava querendo ir? Qual o motivo? Sua amiga.
Pois é, os dois se conheciam desde crianças, foram criados juntos, eram vizinhos, a família de ambos se visitavam. E eles tinham um laço de amizade muito forte, e ele percebeu dias antes de ir para o seminário que ele não podia deixar Capitu ali, pois ele iria demorar anos para voltar, e ele via como os outros rapazes do bairro olhavam para ela, pois quando cresceu ela ficou muito bonita, e todos os rapazes olhavam quando ela passava, e isso incomodava muito o Bentinho. 
Na véspera de sua ida para o seminário, ela fez que ele jurasse, que quando fosse padre quem iria realizar o seu casamento seria ele, pois ela ficaria muito feliz se seu melhor amigo, abençoasse essa união.
Mas, após um tempo em que estava no seminário, ele teve de voltar em pouco tempo, pois alguém da sua família estava doente e queria vê-lo, ele foi e viu Capitu denovo, claro. Ela estava mais bonita do que ele imaginava, e o José Dias só ficava inventando boatos de que ela dava trela para um e para outro dos rapazes do bairro, e mais uma vez, Bentinho ficou com ciúmes, mais uma vez.
Resumindo, Bentinho largou o seminário. Foi estudar direito, e depois que se formou voltou e se casou com Capitu. Ele fazia de tudo para ela, eles eram muito apaixonados.
Mas, ele conseguiu estragar tudo isso. Parabéns Bentinho, palmas. Por causa de um ciúme, que eu chamo de doentio, porque é. Deixa eu explicar.
Eles estavam bem em seu casamento, mas ele era muito ciumento, nesses bailes que haviam no Rio de Janeiro, ele não gostava que ela usasse vestidos de manga curta, com decote, então, nem pensar. Mas ela ficou grávida, e depois que a criança nasceu, ou seja o Ezequiel e cresceu um pouco, ele foi ficando com dúvidas, se o menino era ou não seu filho. Ele achava que seu filho, poderia ser de seu melhor amigo, Escobar - eles se conheceram no seminário e ambos o abandonaram, porque viram que ali não era onde realmente pertenciam-, o garoto tinha as mesma feições que seu amigo, até o modo de falar e andar.
O seu relacionamento com o filho era distante, assim como com Capitu. Em uma viagem fora do país, Capitu ficou doente e morreu assim como a sua família que também a acompanhava na viagem. Depois, disso, o garoto fez universidade e não ia com muita frequência visitar o pai, porque, o pai não lhe dava a mínima atenção. Em uma viagem de Ezequiel ao Egito/Grécia e Palestina, ele morreu de febre tifoide.
Concluindo: Ele perdeu todos que amara, ficou sem ninguém na vida. Por causa, de seu ciúme doentio, ele não deu valor as verdadeiras pessoas que o amaram na vida.
Mas a questao literária que você sempre verá, e que cada um tem a sua reposta é:

"Capitu traiu, ou não traiu Bentinho?"
Eu sei que eu já fiz o resumo, mas leiam é uma obra muito boa, além de ser  uma das mais comentadas, lidas e aclamadas obras brasileiras. Super recomendo.


Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário

Nome:
Blog/Site:



Séries que quero ver em 2021

Olá, meus queridos, tudo bom com vocês? Espero que esteja tudo bem. Primeiro post de 2021 no ar, e quero desejar a todos vocês, um excelente...