Como adquirir o hábito de leitura?

em 4 de março de 2014

Bom, se você acompanha aqui o blog com frequência sabe que, a grande parte aqui do blog fala sobre livros. Seja em resenha, dicas, resumos. Falo sobre outros assuntos, mas são bem poucos. Tô querendo mudar um pouco disso deixar meio mesclado.
A leitura é um hábito para mim, como assistir TV. Daí, algumas pessoas ficam assim, "Você é louca trocar TV por livros?", ou "TV é muito melhor que os livros, não cansa tanto". 


Eu adquiri este hábito desde pequena, minha mãe contava histórias para mim quando pequena, e a noite eu contava tudo de novo. Isso começou quando eu tinha 3 anos, agora com 18, ainda tenho esse hábito só que agora chegou a outro patamar.
Mas, ao decorrer do tempo, eu não lia muito, nem com muita frequência. Eu lia pouco, tipo uns quatro ou cinco livros em média por ano. Eu sei que vergonha. Lia aqueles livros obrigatórios do Ensino Médio, sabe, aqueles que você precisa apresentar para seminário, e eu ficava enrolando ao máximo para não ler, porque, eu detestava ler aqueles livros, que eram chatos, escritos de uma maneira que eu quase não entendia, tinha de ler um monte de vez o mesmo parágrafo para entender. E o pior minha mãe tinha comprado uns três, desse para eu ler em casa porque, ela falava que eu iria precisar mais para frente.
Mas sorte minha esse quadro mudou.
Agora, eu tenho quase todos os livros Clássicos da Literatura Brasileira, eles significam muito para mim, porque, foram os primeiros da minha coleção. Que atualmente conta com 78 livros, sem contar três que irão chegar ainda este mês.
A grande maioria é literatura estrangeira, dá para perceber pelas minhas resenhas.xD
No começo, eu achava meio tosco quem iria comprar um livro, sendo que tinha o filme? E os livros sempre eram quase que mais caros que os filmes?
Mudei esse meu mode de pensar depois que li Lua Nova, atire a primeira pedra quem nunca se apegou com a série Crepúsculo. Eu li Lua Nova em um exemplar da minha escola, mas eles não tinham os outros volumes, - na verdade algum tempo, eles tiveram mas dai os alunos pegaram todos. Resumindo, só tinha esse.
Para quem não gostava de ler, demorava uns dois meses para ler um livro de sei lá, 70/ 80 páginas, leu esse livro em uma semana. 
Detalhe o livro tem mais de 401 páginas, o que eu achei putz, nunca mais vou ler um livro assim, rápido, mas eu li um livro com 719 páginas, que por acaso vai demorar muito para  ter resenha aqui, porque ele faz parte de uma série, que eu só tenho dois volumes o 7 e o 8 e são 12, e eu quero ter todos. Não estou demorando porque são muitos volumes, mas porque, eles são caros. Mas super compensam. A série é Irmandade da Adaga Negra.  Super recomendo.
Mas eu gostei tanto, porque era totalmente diferente do filme, - tá de tão pouco que tinha assistido ao filme, que eu até tinha decorado, praticamente- eu lia e ficava assim, 'no filme isso não aparece. Por que mudaram isso aqui? Seria mais legal assim no filme.'
Daí eu pensei, se Lua Nova é legal, vou comparar o 1º volume. Comprei Crepúsculo,  e foi a partir dai que eu fui conhecendo novas séries, e descobrindo qual gênero literário fazia mais o meu tipo.
Então, se você quer começar a ler agora, veja um gênero que te agrada. Gêneros literários são como gênero de filmes, tem de ação, suspense, terror, comédia, comédia romântica, romances bem melosos, ficção cientifica, fantasia...
Olha boa ideia para mais alguns posts futuros...

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário

Nome:
Blog/Site:



Séries que quero ver em 2021

Olá, meus queridos, tudo bom com vocês? Espero que esteja tudo bem. Primeiro post de 2021 no ar, e quero desejar a todos vocês, um excelente...